Estudo afirma que seu cão não confia em você em momentos de raiva

271

A história já demonstra que o relacionamento entre cães e homens é antigo. Essa parceria fiel já acontece há, pelo menos, 16 mil anos. Ainda assim, os homens sabem muito pouco sobre seus cães, especialmente quando falamos de suas emoções.

Recentemente, um grupo de pesquisadores descobriu que os cães respondem às mudanças de humor de seus donos. Prova disso é que um cão não confia em seu dono em momentos de raiva. O novo estudo sugere que o cachorro é capaz de parar de confiar e respeitar seu dono em situações tomadas por emoções negativas, como, por exemplo, quando o dono está zangado e brigando com o animal.

Esta é a primeira vez que os pesquisadores se debruçaram sobre como os nossos amigos caninos podem responder as nossas mudanças de humor. Segundo o professor de psicologia Ross Flom, da Universidade Brigham Young, os cães são capazes de reagir a emoções positivas e negativas.

A pesquisa concluiu que os cães utilizam o nosso tom de voz e emoção para determinar a sua agilidade no momento de seguir uma ordem. Os resultados sugerem que se você quer seu cão obedeça aos seus comandos rapidamente, então você deve falar com ele usando um tom de voz normal ou feliz. Toda atitude positiva do ser humano é estimulante para o animal.