Por que as panelas de pressão cozinham mais rápido os alimentos? Entenda

144

Você já parou para pensar por que as panelas de pressão cozinham os alimentos mais rapidamente do que as panelas convencionais? Existe uma resposta para isso, e nós vamos explicar para você!

As panelas de pressão utilizam um sistema de cozimento com água fervente, em temperatura de ebulição. A pressão, ou seja, o ambiente que se forma dentro da panela fechada, mantém o ponto de ebulição alto e torna mais difícil a fuga das moléculas. Nessa condição, os alimentos cozinham mais rapidamente.

Quando a panela de pressão é necessária?

68

A panela de pressão é utilizada em situações nas quais é necessário cozinhar mais rapidamente. Quando as panelas estão abertas, os alimentos demoram mais cozinhar. Por isso, as panelas fechadas, com maior pressão interna, tornam o cozimento mais dinâmico e rápido, otimizando o preparo dos alimentos.

A pressão interna da panela é maior do que pressão atmosférica. Ao aumentar o ponto de ebulição do líquido, o utensílio cozinha mais rapidamente os alimentos.

A característica de cozimento da panela de pressão faz com que ela seja um dos objetos mais importantes das cozinhas. É uma panela eficiente, que cozinha em menor tempo, mas precisa ser utilizada corretamente, a fim de evitar acidentes domésticos.